terça-feira, 28 de outubro de 2014

A matemática no meu dia


A matemática está presente em nosso dia a dia, desde o instante em que acordamos até irmos nos deitar novamente. 

As contas do mês, ir ao mercado, o horário que temos para estar em determinado lugar, etc., tudo à nossa volta envolve um cálculo matemático.

Pretendemos, com essa atividade, deixar isso claro aos alunos, para que eles também comecem a perceber a matemática em seu cotidiano.

Para darmos início à essa atividade, faremos um estudo de campo. Onde serão coletadas informações prévias que cada aluno tem sobre determinado assunto.

Após, faremos junto à eles uma lista com situações cotidianas que envolvam a matemática, e em seguida, aplicaremos as seguintes atividades:

Ø  Situação do cotidiano: Ir à escola.

As aulas de Maria se iniciam às 13:00 e terminam as 17:20. Considerando que seu intervalo dura 15 minutos, quantas horas Maria fica em sala de aula?


Ø  Situação do cotidiano: Ir ao mercado.

Em seu aniversário, João ganhou de seu pai 30 cartinhas. Depois, ele comprou mais 16. Seu amigo lhe pediu 13. Quantas cartinhas João têm?

Nesta atividade os alunos puderam levar à pratica o que fora explicado em sala. Ficou esclarecido que a matemática está presente em nossas vidas nos pequenos momentos. E, que muitas vezes, passaram despercebidos.

Com a resolução dos exercícios, observamos que os objetivos foram atingidos. Avaliamos por meio da observação no desenvolvimento de toda atividade, desde o conhecimento prévio de cada aluno, onde eles puderam identificar a matemática em seu dia a dia, até o momento da atividade em colocaram em prática o que já sabiam (cálculo matemático) unidos à situação-problema do cotidiano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário